SOBRE NÓS “+

O CHE RG é um grupo de investigadores da Universidade do Porto no âmbito do clima, saúde e ambiente, que conta com a coordenação da Professora Doutora Ana Monteiro do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal).

ver mais...

projetos a decorrer

 2011/ --- Parque instrumental de monitorização climática em Serralves.
Climatologia Aplicada, Jardins de Serralves, Conforto Bioclimático, Ambiente Urbano
Sara Velho, Ana Monteiro, Mário Almeida, Luís Fonseca, Carlos Sousa, Vânia Carvalho, Filipe Esteves



O Parque instrumental de monitorização climática em Serralves iniciou-se em junho de 2011 e beneficiou do apoio do Projeto “O efeito da bioestrutura dos espaços verdes no conforto bioclimático” Pluridisciplinar IJUP 2010 (164) e da investigação desenvolvida para a dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e tem vindo a ser desenvolvido com o apoio do projeto “Potenciais impactes nas mudanças climáticas e das condições de estado de tempo extremas no conforto exterior em cidades europeias – implicações para um desenho urbano sustentável".

No âmbito deste projeto foram instalados, nos Jardins de Serralves, 7 postos de monitorização fixos de temperatura e humidade relativa, em abrigo, localizados a cerca de (+/-) 3 metros do solo, à sombra, em espécies arbóreas de folha marcescente (3 sensores – Pittosporum undulantum; 1 sensor - Pittosporum tobira; 1 sensor – Chamaecyparis lawsoniana), e de folha caduca (1 sensor - Malus domestica), todos com orientação aproximadamente a sudoeste. Estes sensores registam a temperatura e a humidade relativa, de 30 em 30 minutos, desde junho de 2011.

Os resultados obtidos têm vindo a apoiar a investigação no âmbito da climatologia aplicada (climatologia urbana, bioclimatologia, etc. ), ambiente e planeamento urbano.