SOBRE NÓS “+

O CHE RG é um grupo de investigadores da Universidade do Porto no âmbito do clima, saúde e ambiente, que conta com a coordenação da Professora Doutora Ana Monteiro do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal).

ver mais...

projetos a decorrer

 2009 - Perceção Climática.
Perceção, Climatologia Aplicada, Eventos Climáticos Extremos, Conforto Bioclimático, Ambiente Urbano
Carlos Sousa, Ana Monteiro, Sara Velho, Mário Almeida, Luís Fonseca



Esta linha de investigação procura, através da realização sistemática de inquéritos avaliar a percepção climática de eventos térmicos extremos na Área Metropolitana do Porto. 

Sabendo que a perceção climática assim como a do conforto bioclimático, dos estados de tempo, do risco associado a eventos climáticos extremos (calor, frio, vento, etc.), depende da realidade vivenciada mas é fortemente influenciada, entre outras, pelas características físicas e psicológicas individuais, pela condição física e pela história de vida, é urgente compreender o modo como a variabilidade climática intrínseca ao sistema climático interfere na qualidade de vida, saúde e bem-estar dos seres humanos.

Este é um tema que tem alimentado a curiosidade e o interesse dos seres humanos e dos decisores já que as políticas públicas têm como propósito criar condições para incrementar a satisfação dos indivíduos no seu quotidiano. 

A realização e análise de inquéritos é uma das metodologias utilizados para diagnosticar a perceção climática em amostras de dimensão considerável e sem grande desfasamento temporal entre o momento em que cada respondente dá a sua opinião. 

Assim, no CHE RG estão em curso inquéritos à perceção de riscos climáticos extremos, de frio e de calor e à perceção da importância dos espaços verdes para a promoção do conforto bioclimático durante o lazer e o recreio.