SOBRE NÓS “+

O CHE RG é um grupo de investigadores da Universidade do Porto no âmbito do clima, saúde e ambiente, que conta com a coordenação da Professora Doutora Ana Monteiro do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal).

ver mais...

projetos concluídos

2010/2012 “O efeito da bioestrutura dos espaços verdes no conforto bioclimático.”
Projeto Pluridisciplinar 2010 (164)
Climatologia Aplicada, Espaços Verdes, Conforto Bioclimático, SIG
Helena Madureira (coord.), Ana Monteiro, Paulo Marques, Joaquim Góis, Maria Vila, Sara Velho, Mário Almeida




Este trabalho surgiu da proposta ao concurso dos Projetos Pluridisciplinares da Universidade do Porto em 2010 (164), financiado pelo banco Santander Totta

O projeto foi inspirado na reflexão acerca de várias áreas de investigação, como a climatologia, a arquitetura paisagista e os sistemas de informação geográfica, que visava a concretização da dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do território na Faculdade de Letras da Universidade do Porto intitulada de “O efeito dos espaços verdes no conforto bioclimático. Os Jardins de Serralves”. O projeto desenvolveu-se ainda no âmbito do Projeto “Riscos para a saúde pública causados pelas ondas de calor e vagas de frio na área do Porto”.

O objetivo principal prendeu-se com a compreensão da influência da morfologia e da organização da vegetação do jardim de Serralves no conforto bioclimático dos seus utilizadores e na sua envolvente geográfica, a partir de medições fixas (temperatura e humidade relativa de 30 em 30 minutos) e itinerantes (temperatura, humidade relativa e velocidade do vento em dois percursos com 107 pontos itinerantes) dos fatores distintos que actuam no conforto bioclimático.