SOBRE NÓS “+

O CHE RG é um grupo de investigadores da Universidade do Porto no âmbito do clima, saúde e ambiente, que conta com a coordenação da Professora Doutora Ana Monteiro do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal).

ver mais...

projetos a decorrer

 2010/ --- Parques instrumentais de monitorização climática no Bairro da Bouça e Fernão Magalhães.
Climatologia Aplicada, Bouça, Fernão Magalhães, Conforto Bioclimático, Ambiente Urbano




Ana Monteiro, Mário Almeida, Carlos Sousa, Sara Velho, Luís Fonseca 

A instalação do parque instrumental de monitorização climática no Bairro da Bouça e num edifício na Rua Fernão Magalhães iniciou-se em março de 2010. Foram instalados 16 sensores Tinytag, nos dois locais, que registam valores de Temperatura (°C) e Humidade Relativa (HR). 

No Bairro da Bouça foram colocados oito sensores (quatro sensores no exterior e quatro no interior de habitações). Todos os sensores foram programados para efetuar registos horários de T °C (max. e min.) e HR (max. e min.) de 60 em 60 minutos. Os sensores exteriores foram colocados na cobertura dos edifícios procurando avaliar o efeito das diversas orientações. Os sensores indoor, foram colocados em duas habitações dos dois grupos socioeconómicos residentes e foram todos colocados na sala de estar da habitação.

No edifício da rua Fernão Magalhães, a Torre do Cofre de Previdência do Ministério das Finanças, com quinze andares, foram instalados oito sensores de registo horário de T °C (max. e min.) e HR (max. e min.). Destes, quatro sensores, no exterior dos apartamentos (varandas orientadas a Sul e Este)e os restantes quatro, no interior dos mesmos apartamentos.

A monitorização destes dois locais em simultâneo tem vindo a apoiar a investigação realizada no âmbito da climatologia aplicada, bioclimatologia, conforto bioclimático, arquitetura bioclimática e saúde.